O que é o PSA e como esse exame pode te ajudar.
05/11/2014

O Antígeno Prostático Específico (PSA) é uma proteína produzida exclusivamente pelas células da próstata. Seu nível no sangue é proporcional ao tamanho da próstata e as células tumorais produzem mais PSA do que as normais. Assim, quem tem um nível dessa proteína mais elevado tem uma chance maior de ter câncer na próstata.

Não existe um valor “normal” de PSA. Seu médico vai levar em conta sua idade, a sua história familiar e descartar outras situações clínicas que também podem aumentar o nível do PSA no sangue. Aliado a esses dados e ao toque retal, seu médico poderá avaliar o seu risco e solicitar exames complementares. Assim, ter um valor acima de 4,0 ng/ml não significa necessariamente que você tenha câncer.

A detecção precoce é muito valiosa no câncer de próstata e a popularização desse exame ajudou a diminuir a mortalidade causada pela doença. Entretanto, graças a sua sensibilidade, pode detectar tumores muito pequenos e pouco agressivos que não vão evoluir a ponto de causarem sintomas. Por isso um exame isolado de PSA deve ser sempre avaliado em conjunto com seu médico.


Em imagens

Novembro-azul.png
A prevenção sempre é o melhor remédio

Veja Mais

Outras notícias Analic